Quarenta Por Vinte

de Treinador para Treinador.

5x4

Visita-o! Clica aqui!

Colabora connosco

Participa activamente. Se gostarias que um artigo teu fosse publicado no Blog clica aqui ou envia-o para quarentaporvinte@gmail.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A importância da Observação de Adversários na planificação do microciclo @ Rogério Serrador


No contexto actual, e visando sobretudo o aumento das possibilidades de se ser mais forte que o nosso opositor, é absolutamente crucial o trabalho de observação a esse mesmo adversário.
Será a observação prévia e atempada, que nos fará decidir da melhor maneira a estratégia a delinear para uma determinada partida. Sem o conhecimento necessário da equipa que vamos defrontar, qualquer tipo de plano que tenhamos para o jogo será sempre um "tiro no escuro".
Também ao nível do microciclo, é fundamental o conhecimento detalhado que possamos ter do nosso opositor. Nas unidades de treino desse microciclo, o treinador terá o cuidado de prepara a sua equipa por forma a potencia-la, no sentido de explorar os pontos mais fracos do seu adversário. Por outro lado, e no mesmo sentido, será também em treino trabalhada a estratégia para "reduzir" ou tentar "controlar" os pontos mais fortes desse mesmo adversário.
Assim sendo, no meu ponto de vista, torna-se impossível planificar um microciclo em período competitivo, sem uma cuidada observação da equipa que vamos defrontar.
Deixo-vos aqui um Power Point que apresentei nas Jornadas Técnicas 2010, com o resultado de uma observação super simplificada a um adversário e a estratégia a aplicar no referido jogo, que no meu ponto de vista é possível efectuar por qualquer treinador interessado.


Este é o meu ponto de vista, aguardo comentários e opiniões, que nos permitam trocar informação e conhecimento.
Cumprimentos, Rogério Paulo Serrador.