quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A questão dos Circuitos @ Pedro Pipa


Quantos de nós já ouvimos colegas nossos a defender e outros a criticar "Circuitos"?


Pois bem, eu não sou muito adepto de os fazer pois acho que é de algum forma chata para os jogadores, preferindo organizar exercícios que trabalhem as capacidades pretendidas pelos tais circuitos dentro do que é o meu Modelo de Jogo, o que me permite, além do trabalho realizado, estar sempre focado no que é a Identididade que pretendo criar nos meus jogadores (Identidade Colectiva).

No entanto não posso deixar de admitir que os faço, não com muita regularidade (+- 1 vez por Mesociclo),  pois acho que englobam de uma forma mais consistente e sequencial algumas das capacidades que pretendo trabalhar que um exercício condicionado com bola.

Como exemplo disso, aqui vos deixo um Circuito que costumo realizar com a minha equipa:

Circuito de Resistência Anaeróbia Aláctica
Volume: 3 Séries | 5 Repetições | 35 Metros
Recuperação: 45'' Activo | 3 Séries
Duração: Aproximadamente 30''
Intensidade: Máxima
Conteúdo: Força Explosiva, Velocidade de Reacção, Finalização



Clicar na Imagem para Ampliar

... e vocês? qual é a vossa opinião sobre a realização de Circuitos?


Abraço
Pedro Pipa

4 comentários:

Boa tarde,

Também não sou muito adepta dos circuitos até porque basta começar a construí-los e já vemos os atletas a ficar de "trombas".. utilizo mais frequentemente na pré-epoca.. Apesar que, quando bem feitos pelos atletas acabam por trazer melhores resultados que alguns exercicios condicionados..

Uma questão que não tem a ver directamente com os circuitos.. qual o programa que utilizou para fazer este?

Obrigado,

Daniela Silva

Oi Daniela, utilizo o PowerPoint

Penso que os circuitos dependendo do volume semanal que temos para trabalhar podem ser muito positivos principalmente porque podemos trabalhar vários aspectivos fisicos e tecnicos integrados.

Abraço

Bom dia.

Eu utilizo os circuitos na minha equipa, principalmente para elevar os índices de qualidade na técnica individual, tenho uma equipa com muitas limitações a esse nível e utilizo com alguma regularidade esses circuitos.

Na pré-época uso também para elevas os índices físicos ...

Acho uma boa ferramenta de trabalho, se bem que na minha realidade, circuitos é igual a menos tempo de treino num treino já com pouco tempo.

Cumprimentos,

Enviar um comentário